Ferramenta: MISSÃO, VISÃO, VALORES

A ferramenta de definição da missão, visão e valores, define a direção estratégica da empresa, desde a integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe. Fazendo o empreendedor refletir sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro.

Figura 1: Exemplo do trio Missão-Visão-Valores gerada no Sistema ERP GreenApp


Ferramenta como estratégia

A Missão-Visão-Valores é um recurso para que os empreendedores planejem seus negócios, atraiam colaboradores engajados e se orgulhem das suas conquistas. O trio é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios dos empreendedores e deve ser revisto ao longo da caminhada da empresa. É muito raro os empreendedores sque conseguem manter a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa sem alteração. Entenda mais sobre esses termos:

Missão: É o propósito de existência da empresa. O que ela está fazendo para o seu público-alvo??
Defina qual é o principal benefício da empresa ao seu público-alvo.
Defina qual é a principal vantagem (diferencial) competitiva que distingue sua empresa da concorrência.
Elabore uma frase que una o benefício e a vantagem competitiva da sua empresa, veja se isso pode ser utilizado como missão e compartilhe com mais pessoas interessadas no seu negócio.


Visão: É o patamar que a empresa quer alcançar.
Pense como você visualiza a empresa em 5 anos. Como gostaria que sua empresa estivesse ao final desse período?
Elabore uma declaração em que conste o(s) objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período.
Valide com os interessados no negócio se o que você escreveu faz sentido e poderia ser a visão de futuro da empresa.


Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
Sua empresa quer ser lembrada e admirada por quais atitudes?
Faça uma lista das atitudes e comportamentos e pense se isso pode ser utilizado como valores para a sua empresa.


Dicas:
- Busque a missão, visão e valores das empresas que você admira, independentemente do ramo, e reflita sobre o que você ler.
- A missão e visão não é um sonho, mas sim um objetivo que você quer alcançar, escreva algo e crie planejamento e estratégias bem definidas para você atingir esses objetivos.
- Evite utilizar nomes e termos complicados para parecer grande, as declarações devem ser escritas com linguagem simples, para que todos ao ler elas, entendam claramente o que está escrito.
- Evite também de escrever algo genérico, exemplo: “temos a missão de produzir produtos com qualidade que resolvam os problemas dos nossos clientes”. Isso é tão óbvio e natural, afinal, toda empresa busca vender bons produtos e funcionais.


Texto elaborado pelo Eng. Tales Igor Ebert.
Tales é Engenheiro de Software, Engenheiro da Computação, especializado em segurança da informação, DPO na GreenApp® e membro Agência Nacional de Proteção de Dados do Brasil.