O artigo ajudará você na execução do planejamento da sua empresa, além de ser uma boa alternativa para complementar as ações que já estão em andamento. Mas afinal, você sabe o que é e como aplicar essa ferramenta? Continue a leitura e saiba mais!
O é matriz SWOT?
A matriz SWOT (F.O.F.A.) vem das iniciais de Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), e é uma ferramenta que ajuda no planejamento estratégico de diferentes áreas de uma organização. Os criadores dessa técnica, Kenneth Andrews e Roland Christensen, professores da Harvard Business School, buscavam como melhorar o planejamento estratégico das empresas, e apesar de ser uma ferramenta simples ela é considerada bastante eficaz para empresas de todas as dimensões. Para isso, é preciso compreender cada um dos quadrantes da matriz para obter melhores resultados. Confira as siglas e seus significados, vamos lá!
Quais são as Vantagens?
Dentre os diversos benefícios de utilizar a Matriz SWOT na sua organização, vamos falar sobre alguns:
Permite identificar os aspectos positivos e negativos do seu negócio, mas pode ser aplicada também a qualquer outro objeto que você queira estudar.
A análise SWOT não exige capacitação específica, ela foi pensada para ser simples para que a própria equipe possa desenvolver os conhecimentos sobre o objeto a ser estudado.
Permite que a empresa pense sobre o negócio sobre outras perspectivas, importante na criação de novas estratégias e para se destacar da concorrência.
Você consegue detalhes importantes de diversas áreas da empresa com a análise SWOT, os pontos fortes e pontos fracos, bem como as oportunidades e ameaças existentes.
Como a sua empresa pode aplicar a matriz SWOT?
Depois de preencher a matriz é hora de agir! Devem ser analisadas as possíveis opções de mudanças para cada quadrante e criar estratégias em busca de crescimento empresarial ou fortalecimento do seu negócio. Com a matriz SWOT em mãos, você tem o objetivo de aumentar os pontos positivos e diminuir os negativos. Você pode cruzar os quadrantes a fim de criar estratégias eficazes, por exemplo:
FORÇAS e OPORTUNIDADES
Você pode utilizar esses quadrantes juntos com o intuito de aumentar as oportunidades já existentes em um ambiente externo. Por exemplo: Sua organização produz peças plásticas para equipamentos elétricos, um dos seus pontos fortes é a exclusividade dos produtos. Você consegue identificar que o cliente está em busca de peças exclusivas, então você pode trabalhar a divulgação, além da qualidade e preço, e destacar a exclusividade dessas peças atingindo diretamente esses clientes.
Você sabe quais são os pontos fortes do seu negócio que ajudam a diminuir as ameaças externas? Vamos lá, seguindo o exemplo anterior, suas peças plásticas são tão exclusivas que ajudam a reduzir a ameaça da concorrência, ou seja, a exclusividade do seu produto é a força da sua organização e garante destaque diante da concorrência.
FRAQUEZAS e OPORTUNIDADES
O que você pode fazer para diminuir os pontos fracos da sua empresa através das oportunidades externas?
Se um dos seus pontos fracos é a falta de mão de obra especializada, você pode aproveitar as ofertas de serviços terceirizados para suprir e contornar essa fraqueza.
FRAQUEZAS e AMEAÇAS
Você sabe como eliminar as fraquezas e diminuir as ameaças externas? Se uma das suas fraquezas e ameaças for o valor dos produtos, você sabe o que fazer para reduzir esse problema? No caso de uma fabricante de peças plásticas exclusivas, pode ser feito um plano de marketing específico para produtos exclusivos, justificando o preço pago, ou criar uma linha de produtos inferiores que atenda também ao público que busca por um preço menor, são exemplos que podem ajudar a sua organização a reduzir a falha nesses quadrantes.
A gestão de Qualidade pode ser um diferencial
A matriz SWOT, pode ser utilizada de maneira contínua ou apenas para determinadas ações e processos na sua organização, o lançamento de um produto por exemplo, vale destacar que por meio dela é possível encontrar novas estratégias para fortalecimento e crescimento da empresa.
Você sabia que não só em situações empresariais que você pode utilizar a análise SWOT? Pode utilizá-la também no desenvolvimento pessoal e profissional, você só precisa preencher as forças e fraquezas com informações do seu perfil, já as oportunidades e ameaças você relaciona com o mercado de trabalho atual, dessa forma é possível ter uma visão mais clara das ações necessárias para o seu crescimento.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”... A citação do título é de autoria de Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos e autor do livro “A Arte da Guerra”.